top of page

Criando religiões: Plano de atividade lúdica de história (Reforma protestante)

Atualizado: 26 de jun. de 2022

Durante o período Moderno, muitas transformações aconteceram na Europa, neste contexto também ocorreu o surgimento das reformas religiosas, que geraram mudanças profundas nas sociedades daquela época. Muitas reflexões e questionamentos surgem nos estudantes ao se apresentar o contexto e motivações que levaram às reformas protestantes.


Na tentativa de criar maior protagonismo do aluno neste processo reflexivo sobre as práticas, doutrinas e dogmas da igreja (e das religiões como um todo), propõem-se a criação de uma religião original através do debate e criatividade dos estudantes (Passo a passo na metodologia).


UNIDADE TEMÁTICA: Reformas religiosas

HABILIDADES DA BNCC:

(EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.


OBJETOS DE CONHECIMENTO:


· Reformas religiosas;

· Reforma protestante;

· Martinho Lutero;

· Anglicanismo;

· Anabatismo;

· Contrarreforma.



OBJETIVOS:


· Compreender as características da reforma protestante e suas consequências

· Entender a crítica luterana à Igreja Católica.

· Conhecer doutrinas desenvolvidas por ideias religiosas

· Conhecer movimentos reformadores


Justificativa:


Durante o período Moderno, muitas transformações aconteceram na Europa, neste contexto também ocorreu o surgimento das reformas religiosas, que geraram mudanças profundas nas sociedades daquela época. Muitas reflexões e questionamentos surgem nos estudantes ao se apresentar o contexto e motivações que levaram às reformas protestantes.

Na tentativa de criar maior protagonismo do aluno neste processo reflexivo sobre as práticas, doutrinas e dogmas da igreja (e das religiões como um todo), propõem-se a criação de uma religião original através do debate e criatividade dos estudantes. (Passo a passo na metodologia)


Metodologia:


1. No primeiro passo, o professor deve levantar os conhecimentos dos alunos sobre o tema, abordando questões sobre as religiões. Introduzindo o tema através da evolução dos acontecimentos no contexto da reforma protestante iniciada no século XVI. É importante mencionar o papel da prensa de Gutemberg e sua função de facilitar a propagação de ideias através de seus impressos, por exemplo o livro de Erasmo de Rotterdam, escrito em 1509, a obra “ELOGIO DA LOUCURA”. Onde defendeu a tolerância, a liberdade de pensamento e criticava as ações da Igreja católica. Publicou também, em 1516, uma nova edição e tradução para o latim do Novo testamento, a partir de manuscritos originais, tradução essa que serviu de base para estudos bíblicos realizados por protestantes durante a reforma.


2. Exposição teórica da Reforma Protestante e seus diversos movimentos como o Luteranismo, Calvinismo, Anglicanismo, Anabatismo e a contrarreforma. (consultar bibliografia)



Figura 1: Bíblia traduzida do Latim para o alemão por Martinho Lutero no século XVI (edição de 1720)


· Neste período a interpretação da Bíblia era realizada pela igreja católica. Lutero, entretanto, defendia uma relação mais direta entre Deus e os fiéis. Acreditando, portanto, na bíblia como revelação da vontade de Deus sem a necessidade de interpretação teológica dos clérigos e defendendo o princípio do sacerdócio universal. Martinho Lutero traduziu a bíblia para o alemão, permitindo que mais pessoas tivessem acesso aos textos sagrados. Essa tradução contribuiu para o desenvolvimento da língua alemã moderna.



3. Este é o momento da sistematização do conhecimento!


Recursos necessários: Cartolina, cola e tesoura + uma BOA pesquisa (pode ser impressa e ter imagens ilustrativas) sobre doutrinas e dogmas religiosos de 3 religiões de escolha do estudante. Exemplos de religiões: Catolicismo, Protestantismo, Islamismo, Dudaísmo, Umbanda, Dualismo (religião), Budismo, Zoroastrismo, taoísmo, Tengrismo, Hauçá (animismo), Greco-romano (politeísmo), Ásatrú (politeísmo nórdico) Candomblé.


Em sala o professor orientará os alunos no processo de criação das religiões, dividindo-os em equipes, onde os estudantes deverão selecionar os princípios que orientarão as bases das religiões pela ficha disponibilizada que contém várias alternativas baseadas em religiões históricas. (EM ANEXO1) Os alunos deverão selecionar o posicionamento dos fiéis (crentes da religião criada) a respeito de posicionamentos em relação as doutrinas e dogmas religiosos, geralmente há três opções para cada questão. (EM ANEXO 2 ) Além disso, oriente os alunos na criação artística da cartolina, que deverá conter:


· Nome da religião (Exemplo: Catolicismo)

· Nome dos seguidores e fiéis dessa religião (Exemplo: Católicos)

· Locais sagrados para a religião (Exemplos: Vaticano, Aparecida do norte, Meca, etc)

· Símbolos (Exemplos: cruz, santos, estrela de davi, pombas, etc)

· Lema (Exemplo: Confiamos nos deuses do sol)


Figura 2: Estudantes do 7º Ano criaram o "Lasijismo".


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:



Autoria do plano de aula: Fernando Oliveira Queiroz Ferreira, professor graduado em história.



BAIXAR PLANO DE AULA COM ANEXOS (PDF):



Plano de atividade lúdica de história - Reforma religiosa - Criando sua religião - prof
. F
Download F • 1.12MB






Veja outros posts

bottom of page