Atividades - Escravizados no Brasil (8ºEF)
- Fernando Queiroz
- 29 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

Ponto de Partida:
O que seria liberdade para uma pessoa escravizada? Essas pessoas podiam ir e vir? Podiam construir família? Podiam exercer práticas culturais (religião, língua, vestimentas, costumes)? Podiam adquirir bens?
Contexto: Durante o período escravista, o Brasil atravessou várias fases. Se iniciou no período colonial e acompanhou toda a fase do Brasil império. Ao longo desse período houve inúmeras reações das pessoas escravizadas contra esse sistema. Desde grandes revoltas e formações quilombolas de proporções gigantescas, como Palmares, até levantes menores e ações individuais. A resistência negra no Brasil aconteceu de maneiras diversas, e nesta aula optamos por utilizar fontes de ações individuais de pessoas que reagiram contra a escravidão já no final do século XIX, quando o sistema já apresentava sinais de colapso.
Materiais extras: Música “Crime Bárbaro” de Rincon Sapiência
(ver letra na descrição do vídeo, também disponível abaixo alguns trechos)
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à África e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras:
https://tvescola.org.br/programas/programa/retornados/
Avaliação: Leitura e entendimento do roteiro e atividades. Trechos da música Crime Bárbaro -Rincon Sapiência (FONTE 1)
[...] Mesmo estando em desvantagem A sensação é de poder [...] Meu crime a ele eu culpo Bateu em criança, cometeu estupro Proibiu a dança e a religião Gerou confusão interna entre o grupo [...]
FONTE 2 (são trechos de processos criminais de 1875 que envolvem pessoas escravizadas que reagiram de alguma forma à opressão.
1875 Delegacia de polícia de São José do Mipibu
[...]
Chegando ao conhecimento desta delegacia que a escrava Rita de propriedade
de João José de Paiva propinara veneno na comida de ceo dito senhor, e
tornando-se criminosa a dita escrava Rita com tal procedimento ordeno ao
Escrivão que perante mim[...] trazer mandato para res interessado João José de
Paiva senhor da [...] escrava a fim de apresenta-la neste juizo no dia 26 [...] para
interrogala. [...]
Cumprana. São José do Mipibu 25 de Agosto de 1875.
Delegado Paiva
[...]
Interrogatório feito a escrava Rita
[...]
Perguntada quanto seu nome, idade, naturalidade, profissão e residência?
Respondeo chamar-se Rita de idade de vinte e cinco natural desta freguesia
trabalha para eu senhor João José de Paiva e reside no lugar [...] desse mesmo.
Perguntada onde estava a tempo em que se diz ter dado o envenenamento do
seu senhor João José de Paiva?
Repondeo que estava na casa do senhor.
Perguntada se preparava a comida do senhor?
Respondeo que sim [...]
Glossário:
Propinar: ato de colocar veneno.
Autoamento de uma portaria - Envenenamento feito por escrava, C08V22-1875.pdf, Disponível em http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/handle/123456789/7?mode=full acessado em 19/02/2019.

1 – Sobre a fonte 1 responda:
a) Quem é o eu lírico? (a pessoa que está narrando/contando a história da música que mata o senhor de engenho)
b) Como ele se sente após ter cometido este crime?
c) Que justificativa ele dá para este ato violento?
2 – Sobre a Fonte 2 responda:
a) Que documento é este? Quando foi escrito? Quem escreveu?
b) Quem é Rita? Que crime ela está sendo acusada de cometer neste documento?
c) Proponha uma hipótese sobre que motivos poderiam ter levado Rita a cometer o crime do qual é acusada.
Conteúdo e habilidades:
Brasil: 1º Reinado
Objetivos: Compreender os fatores que levaram pessoas escravizadas de diferentes regiões do Brasil a se rebelarem violentamente.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
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