Fernando Queiroz

21 de jun de 2020

Teste: 5 questões de vestibular sobre o Egito antigo (Ensino médio)

Atualizado: 20 de out de 2020

1) (UFRGS) - Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império
 
a) legou a humanidade códigos e compilações de leis.
 
b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade.
 
c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível.
 
d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.
 
e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.

2) (UECE) - Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
 
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
 
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
 
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
 
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

3) (UFSC) Sobre o Antigo Egito, é correto afirmar que:
 
01) o rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.
 
02) a construção de pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Antigo Egito e só foi possível graças à enorme mão de obra escrava existente desde o Antigo Reino.
 
04) Os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.
 
08) A despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Antigo Egito.

4) (Vunesp-SP) - Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque
 
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
 
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
 
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
 
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
 
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.


 
5) Examine estas imagens produzidas no antigo Egito:

As imagens revelam:
 
a) o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.
 
b) a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
 
c) o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
 
d) a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte.
 
e) a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.